quarta-feira, 15 de junho de 2011

CEMEI NICANOR FABRICA SEU PRÓPRIO SABÃO

14/06/2011
Nós do CEMEI Nicanor preocupados com o Meio Ambiente e também buscando novas formas de economia, estamos fabricando nosso próprio sabão, que além de ser fácil de fabricar tem um custo muito barato. O sabão líquido renda até quase 50 litros, é eficaz e ótimo para lavar banheiros, pisos e demais dependências do CEMEI, também e excelente para lavar roupas em máquinas e tanquinhos. A receita veio através da professora Renata Cardoso Alves que tem levado essa idéia a muitas instituições e ensinado a produzir o sabão. Muitas famílias da nossa comunidade também já utilizam essa receita que é um sucesso.

RECEITA

INGREDIENTES
- 3 litros de óleo usado (óleo descartado na cozinha, sem restos de alimentos).
- 1 quilo de soda (Marca Yara)
- 2 litros de álcool
- 1 litro de água sanitária (Opcional)
- Mais ou menos 40 litros de água

MODO DE FAZER
Num recipiente grande para 50 litros, coloque a soda e meio litro de água fria e dissolva bem, mexendo sem parar. Quando estiver bem dissolvido coloque os 3 litros de óleo coados e continue mexendo sem parar, coloque então os dois litros de álcool, mexendo sempre. Essa mistura vai engrossar e se tornar pastosa, quando estiver bem consistente vai acrescentando a água devagar e mexendo sempre até encher o recipiente. A água sanitária deve ser colocada nesta hora se desejar um sabão mais consistente e forte. Pronto, seu sabão está fabricado e pronto para ser usado. Procure vasilhas descartadas como garrafas pet's de 2 litros para armazenar o sabão.

Esperamos que todos gostem dessa dica de economia, qualquer dúvida entre em contato no nosso CEMEI para maiores esclarecimentos.








Nenhum comentário:

Postar um comentário